Viajante observa a Torre Eiffel diante das fontes do Trocadéro, em Paris

Raiz é de árvore. A gente viaja.

Tem gente que confunde estabilidade com imobilidade. Acha que ficar parado é sinônimo de ter conquistado alguma coisa. Compra um sofá confortável, decora a casa com bom gosto, organiza a vida em gavetas certinhas — e esquece de organizar também uma mala.

Eu não.

Levei décadas para entender uma coisa simples: raiz é de árvore. A gente tem pernas. Tem passaporte, tem vontade, tem essa inquietação danada que não cabe dentro de quatro paredes, por mais bonitas que sejam as paredes.

E olha que ironia: é exatamente agora, depois dos cinquenta, que muita gente decide se aquietar. Como se a vida tivesse uma data de validade para a ousadia. Como se o mundo fosse coisa de gente jovem e a gente, depois de uma certa idade, devesse só observar de longe, com aquele ar de quem já viu de tudo.

Já vi de tudo? Mentira. Não vi nem a metade.

Não vi o cheiro de canela das ruas de Marrakech numa manhã fria. Não vi o silêncio de um templo budista ao amanhecer. Não sei ainda como é dormir ouvindo o mar de um lugar onde eu nunca pisei. E olha que o tempo, esse sim, está ficando curto — e é justamente por isso que não posso mais perder tempo enrolando.

Quando se é jovem, a gente acha que tem o mundo todo pela frente, então adia. Depois dos cinquenta, a gente sabe que não tem mais esse luxo — e essa é a melhor notícia que alguém pode receber. Porque urgência, quando bem usada, não é desespero: é combustível.

Não estou falando só de aeroporto, mala despachada ou roteiro fechado. Estou falando de qualquer viagem que tire a gente do lugar — inclusive as que fazemos sentados, dentro de um livro ou perdidos numa história que alguém conta bem. Viajar é sair de onde se está. E dá para sair de muitas formas.

Mas convenhamos: as melhores histórias normalmente vêm com selo no passaporte.

Este blog nasce assim, sem pedir licença para a idade. Vai ter dica prática, sim — de aeroporto, bagagem, aplicativo e daquele detalhe que só quem já errou uma vez sabe explicar direito. Vai ter relato de quem já andou o suficiente para ter o que contar. E vai ter também um bocado de crônicas despretensiosas, dessas que a gente escreve rindo de si mesmo numa mesa de bar em algum lugar do mundo.

O nome é Bagagem Prateada. Prateado não é a cor do cabelo que sobrou — é o brilho de quem aprendeu, no caminho, que parar é que é o verdadeiro risco.

Então arruma a mala. Ou abre o livro. Ou simplesmente sai de casa sem rumo certo, só para lembrar como é isso.

Raiz, deixa para a árvore.

A gente viaja.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *